domingo, 12 de dezembro de 2010

Brasil: O país da corrupção e dos corruptos!

Resumo: É proeminente a capacidade da corrupção de resistir e contaminar tudo e todos, de forma magníloqua e contumaz.

O Brasil é um dos países mais conturbado e padecedor por ensejo da corrupção. Comparando-o com países aristocráticos e, do mesmo patamar comercial, percebemos as hipotéticas situações que o Brasil se encontra. A China, país subdesenvolvido (bem como o Brasil), possui umas das maiores economias do mundo, aviltando-se cerca de 9% ao ano, com uma economia de US$ 6,3 trilhões, somente atrás dos EUA, maior potência mundial econômica, com US$ 11 trilhões. O Brasil, que comumente é apresentado como a 14º economia no ranking mundial, aparece em 9º lugar, perto da Rússia e à frente do Canadá, do México e da Coréia do Sul, entre outros. Qual será o motivo para o descaso econômico do Brasil? CORRUPÇÃO! Não estou falando que, nos outros países não exista, mas, no Brasil é intensivo o medro de tal episódio.

Para falarmos desse assunto tão abrasivo, precisamos entender o seu significado. Corrupção é deterioração, quebra de um estado funcional e organizado, depravação, suborno, ato ou efeito de corromper(-se), apodrecimento, desmoralização. Será que nossos governantes abalizam a verdadeira significação dessa palavra?

Quando “furamos” a fila do banco, quando estacionamos em fila dupla, quando achamos algo e não procuramos saber quem é o dono, estamos perpetrando corrupção. Os políticos são corruptos, porque o povo, no dia-a-dia da sociedade também é corrupto. Eles apenas refletem o povo como um todo. Se o Congresso é eleito pelo povo, o povo se reflete no Congresso.

O povo já consente esse problema, mas, não age com prudência para com as notícias apregoadas na mídia. Além disso, temos o exemplo de tolerância por parte da população, por votarem nos Deputados acusados de envolvimento no Mensalão e, no último dia 31/10, elegeram para Presidente do nosso país, a mulher “braço direito” de Lula.
Temos arquétipos insofismáveis de envolvidos no tão versado Mensalão: José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Silvinho Pereira, Marcelo Sereno, Antonio Palocci, Ricardo “Peroba” Berzoini, Maurício Marinho, Roberto Jefferson, Fábio Luís Lula da Silva, Rogério Buratti, Waldomiro Diniz, Marcos Valério, Duda Mendonça, e mais recente, a Dona Erenice. Porém, ao invés de estarem presos por tal dolo, caminham pelas ruas, endinheirados, livres e soltos. Depois de mais de sete anos da extorsão televisada, eles são vistos desfilando suas elegâncias bem-penteados. Esses casos estão cada vez mais emperrados na Justiça e há quem afirme que em breve Waldomiro e outros, os “injustiçados”, voltarão ao serviço público com direito às isonomias de praxe.

É lícito lembrar que, a PF (Polícia Federal) está fazendo um belíssimo trabalho, desbaratando quadrilhas pelo Brasil todo. Mas, até agora, pouquíssimos petistas foram presos. Ou seja, fica por parecer que a PF é partidária. É um fato a ser altercado...

A mídia dando o seu ditame do episódio, quando os políticos são ladrões, nunca diz que eles roubaram, e sim, que “desviaram verbas”. Exibe-se também, quando os políticos são presos ou “acusados”, mas nunca quando são julgados ou “condenados”, se é que são condenados mesmo...
O maior escândalo da história, O MENSALÃO, mesmo sendo propalado aos quatro ventos da mídia, não foi suficiente para evitar a reeleição do Presidente. Será que Lula nada sabia? Se sabia era cúmplice. Se não sabia, era omisso. Agora, ajudou a eleger a “bruxa Dilma” no seu dia (31/10). Sem ironia: Feliz dia das Bruxas!

No governo Lula nenhuma obra foi construída. A maior, que ousaram dar o nome de obra foi a Operação Tapa-buracos. Ou seja, se não construiu obras, foi parte para o Bolsa Família e parte para os cofres dos “companheiros”.

Temos um exemplo claro do Deputado Federal do Pará Jader Barbalho, cujas falcatruas que lhe foi observada com a antiga Sudam nunca lhe renderam uma condenação. O Pará é um estado muito grande, pois consome cerca de 40% de todo o PIB nacional em forma de impostos, ou seja, muito dinheiro rolando significa mais corrupção, menos dinheiro, menos corrupção.

Nação não necessariamente é País ou Estado. É um conceito para se referir a um determinado conjunto de pessoas ligadas entre si por aspectos culturais: religião, idioma, costumes, comidas, etc. no caso do Brasil é, também, a CORRUPÇÃO. Ou seja, se não formos corruptos, não somos brasileiros, no sentido amplíssimo da palavra.

Nação é um conceito meramente cultural, País meramente político e, Estado, político-jurídico.

É notável que, não existe corrupção apenas na política. Também nas ONGs, Igreja Católica (o “demônio” que derramava até chumbo quente no ouvido das pessoas durante a Idade Média), naquele guarda de trânsito que exige propina para não multar o mau condutor. Onde mais você pode encontrar corrupção? Estamos nos tornando a nação de um povo desfibrado, que não reage a nada, que não exige a punição de ladrões e criminosos, que se ilude com encenações bobocas e declarações unilaterais de paz, segurança e, não à corrupção.

Por fim, a corrupção nunca vai acabar, mas pode ser reduzida a padrões civilizados. Como? Já pratiquei corrupção em fazer essa pergunta, mas, FAÇA A SUA PARTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário